quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

PROBLEMAS COM ACESSIBILIDADE NAS OBRAS DE REFORMA NA CALÇADA DA AVENIDA PREFEITO NILTON LASMAR

Não vou fazer aqui um texto cheio de leis e normas técnicas para expor e embasar as críticas, e pedido de urgência para adequações na reforma da calçada da Avenida Prefeito Nilton Lasmar. O serviço sem dúvidas é necessário, e na medida do possível está ficando bom, porém há de se atentar para a construção das rampas de acesso, ou mesmo o rebaixamento das guias que não estão sendo feitos da forma adequada, e previstas nas legislações e normas vigentes.
Essas rampas e rebaixamentos não são simples “enfeites” para deixar o serviço mais bonito ou algo desnecessário, elas têm a função de melhorar a mobilidade urbana para todos, seja a pessoa que utiliza cadeira de rodas, um idoso, alguém que por algum motivo esteja com a mobilidade reduzida, de forma permanente ou não, uma  mãe ou pai com um carrinho de bebê, entre tantas outras situações que a acessibilidade adequada facilita a locomoção e a mobilidade urbana.
Alertando os responsáveis pelo projeto, fiscalização e execução da obra, a resposta foi que as referidas rampas e rebaixamentos seriam feitas, mas não é o que está acontecendo até agora. Não seria mais fácil, barato e obrigatório já fazer essas intervenções, do que ter que desmanchar o que foi feito para a adequação às normas? Facilitando assim a vida de toda comunidade, e evitando gastos desnecessários do minguado dinheiro público.
Exemplos disso não faltam em nossa cidades, a maioria das rampas já construídas não tem serventia nenhuma, algumas sendo até um risco real de acidentes, a acessibilidade é inexistente no prédio da Câmara Municipal, Prefeitura, Hospital, PSF e Galpão de Baldeação, somente para citar alguns locais de maior circulação de pessoas.
Fica aqui então o registro do problema, alertando (o verbo alertando poderia ser substituído por exigindo) os setores e pessoas responsáveis que tomem as devidas providências, pois tenho certeza que são capacitados, e conhecedores das leis e normas para que essas intervenções urbanas sejam feitas. E também das possíveis sanções legais, caso não as executem corretamente. O conhecimento técnico para tal intervenção é necessário, mas o bom senso também o é, uma vez que o problema é notório e ainda em tempo de ser resolvido.
 Reitero que os responsáveis pelo serviço já foram alertados e informados da situação, formal e informalmente, e como gestores públicos tem que tomar providências urgentes, antes que a obra seja finalizada e nada adequado e corrigido, não cabendo então a posterior explicação que o serviço não foi feito como deveria por falta de conhecimento ou observações. 
Cabe ainda uma alerta para os representantes do povo no legislativo, que entre uma de suas importantes funções no município está a de fiscalizar, e intervir nesses tipos de problemas e situações.

Marco Polo Amaral
Dezembro/2017

Imagem Google Earth Street View