quinta-feira, 7 de abril de 2016

Uma breve descrição da história de Ribeirão Vermelho

Ribeirão Vermelho

História
É um dos menores municípios do Estado, com apenas 39 km² de território. A sede tem boa estrutura urbana, a região é montanhosa e o Rio Grande é sua principal bacia hidrográfica. 0 crescimento, tanto populacional quanto econômico, está ligado à implantação da ferrovia na região, pois a Estrada de Ferro Oeste de Minas ali construiu pontes, facilitou e incrementou o comércio e propiciou oportunidades de emprego. A areia é seu principal produto mineral, e a agricultura tem por base o café e o milho. O Centro Literário apóia as iniciativas culturais. O povoado nasceu em 1886, na margem oposta à foz do ribeirão Vermelho com o rio Grande, em terras de Ana Custódia do Nascimento. Ali aportou o negociante Antônio Lúcio, que ajudou a inaugurar o povoado com a denominação de Porto Alegre. Em 1888, com a construção da estação de ferro Ribeirão Vermelho, o povoado passa a ser conhecido pelo nome atual. Em 1901, cria-se o distrito, elevado à categoria de município em 1948, desmembrando-se de Lavras. 

Geografia
Sua população estimada em 2004 era de 3.625 habitantes. Hoje, de acordo com o último censo do IBGE a população subiu para 3.773 habitantes.
Turismo
O município possui um acervo ferroviário muito grande, talvez um dos maiores do país. É junto à estação de Ribeirão Vermelho que se encontra a maior rotunda da América Latina.

A estação de Ribeirão Vermelho é uma estação de trem do município brasileiro de Ribeirão Vermelho, em Minas Gerais. Foi inaugurada em 14 de abril de 1888, no tempo da Estrada de Ferro Oeste de Minas, com o nome de Lavras.
Os últimos trens de passageiros chegaram à estação na primeira metade da década de 1980. Atualmente o prédio da estação ainda está em razoáveis condições. Em anexo, existe uma velha rotunda, hoje em ruínas, considerada a maior da América Latina. Próximo à estação encontra-se uma ponte rodoferroviária sobre o rio Grande.

O complexo ferroviário da cidade contribuiu significativamente para alavancar o turismo. A estação está sob o controle da Ferrovia Centro-Atlântica.

Fonte: Secretaria da Cultura em 1 de outubro de 1999