quarta-feira, 20 de abril de 2016

Sucesso do evento Festa das Estrelas em Ribeirão Vermelho

Foi um sucesso a oficina Festa das Estrelas realizada na última sexta-feira (15/04) em Ribeirão Vermelho no campo do Bangu, cerca de 150 pessoas compareceram ao evento entre estudantes e professores/as da Escola Estadual Antônio Novais, da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e pessoas da comunidade em geral.

As atividades da oficina se deram com a apresentação de um documentário sobre as recentes descobertas feitas sobre o planeta anão Plutão, seguidas de um debate mediado pelos professores do departamento de física da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Dra. Karen Luz Burgos Rosso e Dr. José Alberto Casto Nogales Vera, e posteriormente a observação do céu com telescópios visualizando principalmente o Berçário de Estrelas na Constelação de Órion, o planeta Júpiter e a Lua.

Durante as observações os integrantes do projeto Magia da Física deram orientações sobre as observações dos corpos celestes e sobre a chuva de meteoros que está prevista para o final de abril. Cabe ainda ressaltar que o evento teve como uma das finalidades, além da divulgação científica, a preparação  dos/as estudantes da Escola Estadual Antônio Novaes que participarão da Olimpíada Brasileira de Astronáutica e Astronomia de 2016 (OBA) com as provas previstas para serem realizadas no mês de maio.

A Professora Karen Luz  destaca a importância desse tipo de evento para a escola e para a comunidade:
“A importância é para ambas as partes. Para os estudantes da escola ou pessoas da comunidade de Ribeirão é importante porque a ciência está em tudo que eles tocam mesmo que não queiram, por exemplo a tecnologia que tem seus celulares é a mesma tecnologia que levou o homem a Lua!!! Um saquinho de batata frita que se joga fora é um bom condutor!! As pessoas  tem que saber isso se não ao invés da ciência nos ajudar ela nos destruirá por falta de consciência.”

Ressalta ainda que os/as estudantes da Escola Estadual Antônio Novais estão sendo os/as primeiros/as a interagir de maneira virtual via redes sociais, comentando e compartilhando notícias e conhecimentos  sobre os temas da OBA e que envolvem as ciências de um modo geral.
Cita como exemplo dessa interação os debates online que tiveram sobre a notícia que o físico inglês Stephen Hawking está incentivando as viagens interestelares com novos e ousados projetos.
“Eu estava escutando a noticia quando eles mandaram mensagem foi muito legal  gostei muito.
Nessa hora que foi comentado a noticia do Hawking pensei que nós podíamos incentivar a um projeto tipo Amigo cientista das escolas!! Porque assim o cientista teria a oportunidade de compartilhar seus pontos fé vista sobre as noticias e os estudantes também teriam a oportunidade de questionar sobre as noticias e assim produzir debates interessantes para ambos!!
Finamente a escola na magia está fazendo crescer em ideias para aumentar a divulgação  científica do país.”

Em breve será realizado outro evento agora abordando as Ondas Gravitacionais, teoria formulada por Albert Einstein e recentemente comprovada, que vai gerar novos paradigmas no conhecimento e estudo do universo.

                                

                               

                                                           



Algumas imagens do evento, a foto da Lua foi tirada pelo aluno Tales Martins durante a observação em um dos telescópios.

10 comentários:

  1. Esse evento foi realmente muito bom. Espero que tenha mais! Parabéns pela cobertura e divulgação!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito! Texto muito bom! De quem é o Blog?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Daniela, eu que estou montando o blog, Marco Polo irmão do Tales.
      Caso queira contribuir com alguma publicação será muito bem vinda.

      Excluir
    2. Vou te adicionar no face ai você me passa as coisas por lá e ajuda a contribuir com minha página tb! Obrigada!

      Excluir
  4. Vou compartilhar na página Ribeirão Vermelho - MG no face de minha autoria e do meu primo Marcelo Teodoro de Oliveira!

    ResponderExcluir
  5. "O evento realizado em Ribeirão Vermelho foi de e extrema valia, pois é uma forma de despertar a vontade da população pelos interesses científico demonstrando a todos a importância das pesquisas realizadas por cientistas e como estas influenciam no cotidiano dos seres.
    O evento embora parecer simples foi muito gratificante, pois proporcionou a comunidade novos olhares sobre o mundo, novos pensamentos de como se originou o universo levou até mesmo pensar de onde viemos? como surgimos? perguntas nas quais receio ainda não terem respostas concretas."

    Leonardo Monteiro da Sé, Calouro de Engenharia de Controle e Automação da UFLA, ex-aluno da Escola Estadual Novais.

    ResponderExcluir
  6. Excelente trabalho, Marco Polo do amaral é um sucesso com as tecnologias da informação.A Magia da Física é um evento encantador, sempre que posso acompanho de perto esse trabalho lindo e cheio de significados que os professores Karen, Nogales e sua equipe realizam com tanto amor e seriedade. realmente é um ganho para toda a sociedade, pois, além de receberem conhecimento ainda tem a possibilidade de se deliciarem com um magnífico espetáculo dos astros. Súper D+! Parabéns a todos os idealizadores dessa magia itinerante, assim mais pessoas tem acesso a essa maravilha.

    ResponderExcluir